Foz do Iguaçu/Assunção, setembro de 2025 – A Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis e Cânhamo (ABICANN), em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Centro de Tecnologia e Inovação da Cannabis (CTICANN), realizou entre os dias 22 e 24 de setembro, a Missão Internacional Brasil–Paraguai 2025.

A Comitiva da ABICANN reuniu 17 lideranças acadêmicas, empresariais, governamentais e da sociedade civil para debater e impulsionar o futuro da bioeconomia baseada em biotecnologias da Cannabis Medicinal e nos resultados obtidos com o Cânhamo Industrial.

O grupo de interessados em parcerias e oportunidades foi recebido por lideranças agrícolas e industriais em Assunção (Paraguai) e por lideranças cintíficas e empreendedoras em Foz do Iguaçu (Brasil), em uma agenda intensa de visitas técnicas, reuniões institucionais e encontros estratégicos.

“A interação entre universidades, indústria e iniciativa privada pode ser o ponto de partida para uma série de projetos focados em inovação tecnológica, agrícola e medicinal, contribuindo para o avanço da área no Brasil e no Mercosul nos próximos anos”, afirma o Prof. Francisney Nascimento, Coordenador do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciências Psicodélicas da UNILA (à esquerda na foto abaixo).

O foco desta segunda missão internacional da ABICANN, em 2025, foi promover integração acadêmica, inovação tecnológica e novas oportunidades de negócios entre os dois países, fortalecendo o bloco sul-americano no cenário internacional. Estão sendo desenvolvidos protocolos para o desenvolvimento de pesquisas e startups em cooperação.

“Estamos construindo pontes sólidas entre Brasil e Paraguai para transformar inovação em impacto real, consolidando a Cannabis Medicinal e o Cânhamo Industrial como vetores de desenvolvimento sustentável e inclusão social”, garante Thiago Ermano Jorge, Pesquisador do CTICANN e Diretor-Presidente da ABICANN (à direita, na foto acima).

O Vice-reitor da UNILA (foto acima) participou do workshop e reafirmou o compromisso da universidade com a pesquisa aplicada:

“A parceria da UNILA com a ABICANN resultará em um longo e fértil trabalho de pesquisa e inovação industrial e agrícola. Depositamos muitas esperanças nesse grupo de trabalho”, disse o Prof. Rodne de Oliveira Lima.

Destaques da Missão

  • Paraguai em ascensão – O país já exporta mais de USD 6 milhões em produtos farmacêuticos à base de Cannabis para a Europa, mostrando-se parceiro estratégico do Brasil;
  • Setor produtivo em movimento – Reuniões e visitas na Pharma Industries S.A. e com a Cooperativa Agronorte evidenciaram o potencial do Cânhamo Industrial para inclusão produtiva, geração de renda e inovação agrícola aqui no Brasil;
  • Integração Brasil–Paraguai – Pesquisadores, empresários, empreendedores e investidores debateram novas rotas de cooperação em ciência, agroindústria, saúde e desenvolvimento sustentável. Nasce uma nova rota e parcerias para estimular cultivos cientificos e produção tecnológica (inédita) entre os países vizinhos;
  • Cultura e inovação – A missão também abriu espaço para manifestações culturais e projetos audiovisuais, tendo a participação e registros para o documentário A Revolução do Cânhamo, em produção pela Caravela Filmes, a ser exibido na Prime Vídeo.

Cannabis Industrial no Paraguai

O Paraguai se destaca como polo econômico promissor no setor de Cannabis Industrial. Com dezenas de hectares dedicados ao cultivo de Cânhamo desde 2019, o país exporta flores e derivados para mercados exigentes, incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia.

A recente exportação da flor «Kuñataî» para a Suíça, avaliada em US$ 6 milhões, representa um marco importante na internacionalização do setor.

Regulamentação da Cannabis sativa L. (Cânhamo) no Brasil

A regulamentação do Cânhamo avança de acordo com o Plano de Ação do Governo Federal, em resposta ao Incidente de Assunção de Competência (IAC) nº 16 do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O plano visa regulamentar o cultivo e a produção de variedades de Cannabis com baixo teor de THC, destinadas exclusivamente a fins medicinais e de pesquisa.

Grupos técnicos preparam pedidos de regulamentação específicos para o Cânhamo Industrial, incluindo fibras, sementes e grãos nutricionais.

Em março deste ano, outra comitiva de empresários e lideranças do setor da Cannabis visitou o Uruguai e a Argentina, fortalecendo a integração regional. O Paraguai entra para o grupo de países cooperados com a ABICANN (foto acima).

 

Sobre a ABICANN: É a primeira e principal entidade representativa do setor industrial da Cannabis e do Cânhamo no Brasil, atuando para o desenvolvimento sustentável, inovação e fortalecimento da bioeconomia. Associados e técnicos atuam, por meio da ABICANN, como força institucional e regulatória, conectando empresas, startups, cooperativas e governos para que esse setor nasça forte, integrado e transparente.

Sobre a UNILA: A Universidade Federal da Integração Latino-Americana, sediada em Foz do Iguaçu, se destaca como polo de excelência em pesquisas sobre Cannabis Medicinal, conduzindo estudos clínicos inovadores em doenças complexas como Alzheimer, AVC e fibromialgia, e promovendo integração científica e colaboração latino-americana por meio de laboratórios de ponta e da Cátedra Elisaldo Carlini, referência em conhecimento, inovação e desenvolvimento da bioeconomia da Cannabis sativa.

Sobre o CTICANN: É um centro de pesquisa e inovação que promove ciência, tecnologia e desenvolvimento tecnológico com foco em Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial, integrando instituições acadêmicas, setor produtivo e órgãos governamentais. O CTICANN mantém presença em unidades, em diversas regiões do país e das Américas, disponibiliza sua estrutura de P&D, inteligência regulatória, laboratórios e parcerias com centros de excelência mundiais para apoiar o produtor rural em todas as etapas: da escolha da semente ao escoamento da produção.

Mais informações sobre oportunidades e parcerias podem ser obtidas pelo e-mail: portal@abicann.org

Informações para a imprensa:

Adriana Dias
Assessoria de Imprensa
press@abicann.org
+55 13 9 9607-9093