Por Comunicação | 09 de fevereiro de 2022

A Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN) e a Asociaón Colombiana de Indústrias de Cannabis (ASOCOLCANNA) firmam acordo de cooperação interinstitucional, no qual a Colômbia e o Brasil se unem para promover uma cultura de ampla responsabilidade na regulação da Cannabis, entre ambos os países, bem como em toda América Latina.

A parceria compreende inúmeros propósitos, entre transparência, integração, austeridade, melhor aproveitamento de recursos, coordenação e coesão das organizações que constituem, sendo suprida por recursos de informações, inovação e uso de tecnologias.

Em ambos os países, existem leis que permitem o uso de Cannabis para terapêuticas. Porém, ainda resta enfrentar desafios e, principalmente, defender o uso adequado dos benefícios da planta, o acesso à informação e à comercialização dela exigem avanços estratégicos inerentes à dimensão tecnológica.

No contexto de suas respectivas competências, e com base nos antecedentes mencionados, ASOCOLCANNA e ABICANN entendem ser necessário e conveniente assinar esse acordo, a fim de estabelecer um âmbito de atuação conjunta em atividades de interesse comum para as duas instituições, com ênfase no uso de Cannabis Medicinal e sua industrialização.

Outro ponto fundamental, do acordo, refere-se à dimensão da simplificação dos processos, de forma a apoiar a transformação e estabelecer novos padrões de acesso à informação, procedimentos e serviços do Estado.

Rodrigo Arcila, presidente da Asociación Colombiana de Industrias del Cannabis (ASOCOLCANNA) (Arquivo/Divulgação)

“Neste acordo, visamos integrar sistemas e processos para atuar em rede, apresentando de maneira uniforme o uso da Cannabis Medicinal e sua industrialização, perante à sociedade. Vamos dimensionar procedimentos de educação, ao cidadão, quanto ao uso correto e adequado da Cannabis Medicinal e sua industrialização”, determina o presidente executivo da Asocolcanna, Rodrigo Arcila Gómez.

Sobre Asocolcanna – O objetivo da Asocolcanna é promover, proteger e orientar o desenvolvimento das atividades agroindustriais dentro do atual marco legal na Colômbia,sendo composta por empresas colombianas relacionadas à exploração da planta de cannabis, boas práticas no cultivo, fabricação e comercialização de derivados para fins medicinais, científicos e industriais de cannabis psicoativa e não psicoativa – https://asocolcanna.org.

“Neste acordo, firmamos nossa intenção de constituir uma rede latino-americana de Câmaras do setor, a fim de estabelecer uma cooperação direcionada ao intercâmbio de experiências e informações, geração de sinergias e desenvolvimento de negócios mútuos que beneficiem não somente os dois países, assim como todas as Américas”, destaca o presidente da ABICANN, Thiago Ermano.

Thiago Ermano, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN) (Arquivo/Divulgação)

Sobre Abicann A Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN) é uma entidade empresarial associativa de direito privado, sem fins lucrativos, que tem autonomia administrativa, financeira e apartidária, regida por Estatuto e pela legislação brasileira vigente. Empresas, representantes de organizações, lideranças e profissionais técnicos se unem em defesa pública ao desenvolvimento industrial e empresarial – sustentável e ético – dos mercados profissionais em torno da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial no Brasil. Por meio dos Comitês de Economia, Política, Justiça e Sociedade, lança propostas para facilitar o diálogo com governos e organizações empresariais. Atua no apoio ao desenvolvimento de inovações e formação profissional, sempre em busca de colaborações à causa da Cannabis – https://abicann.org.