Por Valéria França do blog Cannabis Inc.| 19 de fevereiro de 2021

Uma nova aquisição anunciada nesta quarta-feira (17) mostra o potencial do Brasil perante o mercado internacional de Cannabis. A empresa uruguaia de cultivo PucMed (Productora Uruguaya de Cannabis Medicinal) fechou parceria com CCB (Cannabis Company Builder)– que, digamos, é uma holding desenvolvedora de startups– e passam a operar juntas no mercado brasileiro.

O uruguaio Alejandro Antalich: depois de trabalhar como presidente Latan da Aurora se lança a vôos até agora bem sucedidos como empreendedor

Por trás da CCB está o uruguaio Alejandro Antalich, 48,– a cereja do bolo deste negócio– que fez carreira na indústria farmacêutica e há seis anos entrou para o mercado canábico. Foi presidente na América Latina de uma das maiores empresas do mundo de capital aberto de maconha, a canadense Aurora, e montou a ICC (International Cannabis Corp), que detém 70% do mercado uruguaio.

No ano passado, a ICC fez a maior exportação de flores de Cannabis do Uruguai. Vendeu 1.421 kg da mercadoria para a Fotmer Life Sciences, de Portugal. Depois disso, em setembro, a Aurora adquiriu a ICC de Antalich por US$ 290 milhões.

O empreendedor ainda montou a CCB em março, em Montevidéu, desta vez com um diferencial: ser uma empresa voltada ao desenvolvimento de startups do setor, que ocupem as mais diferentes posições dentro da cadeia de produção, do plantio ao medicamento. Para isso, a empresa reuniu um grupo de profissionais com diferentes expertises e muita experiência na criação de startups.

“A meta é chegar a um portfólio de até de 10 empresas”, diz Antalich. Sobre a PucMed, ela surgiu há três anos e em 2019 se estabeleceu em Curitiba com o objetivo de importar e distribuir medicamentos à base de Cannabis no Brasil– o que promete fazer no segundo semestre deste ano.

Atualmente é uma das quatro startups da CCB, que ainda detém uma empresa de medicamentos à base de cânhamo (Camino Florido), de pesquisa e de desenvolvimento de novos medicamentos (Grasscann) e de inovação terapêutica (Skye Biopharma). Antalich conversou com o Cannabis Inc sobre a nova parceria com a PucMed e o mercado de Cannabis.

Clique aqui e leia a entrevista exclusiva da jornalista com o empreendedor.

Fonte: Folha de S.Paulo