O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, comentou a discussão sobre o uso da cannabis medicinal no país, afirmando que o Sistema Único de Saúde, SUS, deve fornecê-lo, segundo o Valor, o ministro afirmou:

Já que se tratou aqui em todas as falas sobre discussão que hoje está no Congresso em que cabe a utilização de medicamento a partir de componentes da maconha, da Cannabis, da planta. Nós temos um medicamento chamado canabidiol e alguns outros que são similares que estão em processo de regulamentação para fornecimento pelo SUS. Isso não é de hoje. Já é um processo antigo (…) no SUS, no Ministério da Saúde não há nenhuma restrição ao medicamento. E isso é um movimento claro do ministério. Se é necessário o medicamento, que tenha a certificação do medicamento e seja fornecido, naturalmente, pelo SUS

Atualmente, os produtos à base da planta, em sua maioria importados, são comercializados com autorização da Anvisa – e o SUS custeia tratamento de alguns pacientes que entram na justiça pelo direito ao acesso.