Nome completo: Fernando Sampaio de Almeida Guedes
Nome profissional: Fernando Guedes
Área de atuação na Abicann: Diretor Financeiro
Breve currículo sobre experiência profissional:
Formado em Engenheiro Ambiental, trabalhou como estagiário da área na sede corporativa da Nestlé Brasil e, logo desiludido com o setor, passou por uma transição para a área financeira, por intermédio de uma empresa de consultoria financeira, com uma proposta inovadora de treinamento e autopromoção por mérito. Concluído o treinamento, foi convidado para participar de uma nova empresa de consultoria, com foco em investimentos diferenciados, onde trabalhou até se sentir preparado para abrir o próprio negócio. Tendo desenvolvido uma metodologia exclusiva, colaborou com empresas, associações e, principalmente, pessoas físicas interessadas em melhores administrações e relações com dinheiro, até ser convocado para assumir a posição de Diretor Financeiro da Abicann.
Porque assumiu este cargo na Abicann?
Assumi o cargo por estar alinhado com as missões, visões e valores da entidade. Fiz parte da concepção dela, confio na proposta, metodologia e nos profissionais nela envolvidos. Além disso, compreendo os desafios profissionais e do setor como oportunidades de crescimento em todos os âmbitos, além da expansão do networking e reputação que são inalienáveis ao cargo. Acredito que, com o meu conjunto de habilidades, serei capaz que colaborar com a entidade protegendo-a financeiramente, tendo uma visão empresarial (quando cabível) e de acolhimento para outras empresas, que busquem organização e diretrizes para trabalhar com um mercado inovador e incipiente, como é o caso da cannabis no Brasil.
Qual a sua opinião sobre a necessidade de legalização da cannabis medicinal e cânhamo industrial, no Brasil, com liberação de plantio no mercado interno?
É pesando a responsabilidade de cada palavra que ouso dizer que a necessidade é real e é questão de saúde pública. O volume de artigos científicos disponível, provando e medindo as utilidades médicas de produtos à base de cannabis é expressivo. Contudo, o processo de importação, envasamento e distribuição, como temos hoje, ainda torna o tratamento elitizado e pouco utilizado, haja visto o valor de venda. O processo de descriminalização pode ser espelhado entre diversos países, os quais tenham características mais próximas com a realidade brasileira, de forma a reduzir os impactos negativos que podem advir da adesão, assim como é possível antever quais espécies teriam melhor desempenho, nas condições climáticas e geomorfológicas do Brasil, seja no uso puramente extrativista, como também no estratégico e na recuperação de áreas degradadas. Em suma, tecnicamente falando, todos os aspectos negativos (não atrelados a crenças individuais e políticas) são remediáveis e previsíveis e, diante deste cenário, a não liberação se revela uma escolha consciente pela desigualdade social e pior qualidade de vida para pessoas acometidas por doenças tratáveis.
Como você pode contribuir com a sua postura e suas opiniões para a conquista destes objetivos?
Creio que para existir qualquer avanço, diante de um cenário de preconceito e desinformação, é necessária a adoção de uma postura educacional, de respeito à opinião alheia (por mais absurda que possa parecer), a ser contraposta racionalmente com comprovações científicas e questionamentos que tragam a autorreflexão do indivíduo. Além disso, acredito ser importante o profissionalismo, que contraponha à visão equivocada que se tem de que todo indivíduo defensor da cannabis é usuário recreativo e, sobretudo, que não pode ser levado a sério. A adoção de tais posturas, se utilizando de uma entidade pública para veicular informação de qualidade, confiável e séria, é um passo importante para desconstruir narrativas antiquadas e inverídicas como a de que a maconha é a porta de entrada para as drogas.
Um sonho: criar uma escola de criatividade para adolescentes e adultos se reconectarem com as próprias capacidades criativas.
Uma viagem inesquecível: uma viagem de virada de ano que passei com toda a família paterna, em Paris.
Um ídolo: Ellon Musk
Um exemplo a ser seguido: Mahatma Ghandi
Seu lugar preferido no mundo: Munique – Alemanha
Se pudesse voltar no tempo, o que mudaria em sua vida: não teria parado com a prática de esportes e diminuído tanto a escrita de poesias e contos
Um projeto de vida: criar a primeira escola de criatividade do Brasil
Um conselho: sempre cumprir promessas feitas a si mesmo – à risca.
Uma determinação para a ABICANN: inspirar por meio do trabalho sério, com compromisso e competência.