Nome completo: Nathalie VANEGAS

Nome profissional: Nathalie

Área de atuação na ABICANN: Diretora de Relações Internacionais

Formada em Engenheira de Alimentos e Engenharia Agronômica na Faculdade de Agronomia da França – AGROCAMPUS OUEST  – com duplo diploma, no Brasil, na UNESP – Universidade do Estado de São Paulo. Duplo Mestrado em Relações Internacionais e Comércio Internacional, no IGR-IAE Rennes – University School Management. Diretamente, após os estudos, trabalhou na área de Exportação na LACTALIS. Ao fixar residência no Brasil, passou a empreender em Comércio Internacional de Frutas Frescas e desenvolvimento de projetos Agro, entre Europa e Brasil.

Atualmente, é proprietária da AMMANA, empresa especializada em exportação e importação de frutas para quatro continentes, realiza consultoria para projetos ao agro e é sócia de uma trading de commodities, que exporta alimentos frescos e processados, grãos, cereais e açúcar.

Porque assumiu este cargo na ABICANN?

Desde que conheci o movimento da Cultura Empreendedora, desenvolvida sob a liderança do Wagner Marcelo,  juntei-me ao um time com forte potencial empreendedor e criativo, com vontade de fazer parte de mudanças, no Brasil e no mundo. Acompanhei e participei da idealização da ABICANN desde o início e, quando finalmente o estatuto foi oficializado, concretizando e tirando o nosso projeto do papel, decidi seguir na aventura como diretora de Relações Internacionais e assumir a liderança da expansão internacional da entidade.

Qual a sua opinião sobre a necessidade de legalização da cannabis medicinal e cânhamo industrial, no Brasil, com liberação de plantio no mercado interno?

Observando como se processa a legalização da cannabis medicinal e do cânhamo industrial em outros países e, sobretudo, os avanços nas inovações científicas e tecnológicas, torna-se uma obrigação para o País a legalização e a regulação da planta. O Brasil tem um alto potencial territorial com as superfícies aráveis, em termo de empreendedorismo e inovação ganham mais. É importante garantir mais liberdade para as empresas se desenvolverem, flexibilizando as leis que regulam a cannabis para atingir um forte impacto socioeconômico. Um caminho capaz de trazer soluções impactantes e benefícios para a população que sofre de múltiplas doenças crônicas, além de benefícios econômicos, gerados pelas atividades de todo o setor.

Como você pode contribuir com a sua postura e suas opiniões para a conquista destes objetivos?

Precisamos mostrar que existe um interesse real, metrificável e seguro para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cannabis, em nível nacional e internacional. É um dos objetivos do comitê internacional: atrair empresas e demandas estrangeiras; levar projetos de pesquisa e desenvolvimento; e investimentos no Brasil e nas Américas. Quanto mais demandas por projetos de empresas de cannabis chegarem aos mercados externos, mais força teremos para representar e lutar pelo desenvolvimento do setor em toda região.

Um sonho: tornar o Brasil um Hub de inovação e referência em sustentabilidade na cultura de cannabis medicinal e cânhamo industrial.

Uma viagem inesquecível: Quando subi ao cume do Huayna Potosi, na Bolívia, acompanhada por um amigo e por nossos próprios meios. É uma montanha com mais de 6.000 metros de altura e inóspita. Com os desafios enfrentados desde o início da viagem, aprendi o poder da perseverança e da força mental. Quando queremos muito alguma coisa, nada se torna impossível.

Um ídolo: Marc André Leclerc, um alpinista e escalador canadense de paredes e cachoeiras geladas. Ele é um dos poucos a ter escalado, em free solo, as montanhas mais difíceis do mundo, sozinho sem apoio técnico, com a grande experiência que ele possui como alpinista e com força da mente dele.

Um exemplo a ser seguido: acredite sempre em você primeiro, persevere e trabalhe duro, os resultados fluirão automaticamente dessas ações.

Seu lugar preferido no mundo: Chapada dos Veadeiros – Goiás

Se pudesse voltar no tempo, o que mudaria em sua vida: analisando meu passado nessas alturas e com mais maturidade, acho que poderia ter me preocupado menos sobre temas fúteis para enxergar mais rapidamente ações de maior impacto.

Um projeto de vida: continuar trabalhando com relações internacionais em diversos projetos, envolvendo e fortalecendo as relações entre diferente países e pessoas diversas.

Um conselho: perca menos tempo em coisas fúteis, invista em aprendizado, relações humanas e no que pode te tornar uma pessoa melhor.

Uma determinação para a ABICANN: atrair grandes investimentos para grandes projetos de alto impacto.