Nome completo:  Thiago Ermano Jorge

Nome profissional:  Thiago Ermano Jorge

Área de atuação na Abicann: Presidência e Gestão Geral

Consultor e networker em Inteligência de Mercado e mobilizador do Clube de Negócios Cannabusiness. Investidor serial, aposta em empresas de inovação e apoia o movimento por mais Cultura Empreendedora. É sócio e editor do Green Science Times e sócio-fundador da ABICANN-Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis.

Porque assumiu este cargo na Abicann?

Assumi o cargo de presidente da ABICANN para colaborar com empresários, profissionais de 21 setores, investidores financeiros e representantes de organizações sociais, que se encontram para dialogar, propor regulações e legislações aos Poderes do País e que colaboram para o desenvolvimento técnico e empresarial para os mercados da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial brasileiro.

Qual a sua opinião sobre a necessidade de legalização da cannabis medicinal e cânhamo industrial, no Brasil, com liberação de plantio no mercado interno?

São diversos os motivos para legalizar, regulamentar e criar uma legislação ampla e adequada, para conhecermos – realmente – os benefícios e malefícios da planta Cannabis para os brasileiros e para o mercado nacional. Seja conhecendo os potenciais dos óleos e extratos para uso medicinal, seja para melhorar a qualidade da produção industrial brasileira, com a fabricação de fibras do Cânhamo. Os próximos anos de 2022 e 2023 serão decisivos nas discussões legislativas e na criação de um Marco Regulatório da Cannabis, preparando o País para abertura de mercado, para produzir óleo ou fibras com alta tecnologia e muita ciência envolvida em cada processo.

Quando o assunto é desmistificar as justificativas que proibiram a Cannabis, o Cânhamo e múltiplos usos de ambos, vale lembrar que por uma série de infelizes coincidências – aliadas a interesses econômicos de alguns donos de mercados – e interesses da fracassada guerra contra as drogas políticas governamentais conservadoras, nos Estados Unidos, fizeram de uma planta – incluindo os subgêneros dela –  utilizada há mais de 12 mil anos pela Humanidade, uma vilã que foi proibida no Brasil.

Entre as diversas desculpas para justificar a proibição, está a tese de que o composto químico THC (tetrahidrocanabinol) poderia gerar problemas de distúrbios mentais e até demência, se consumido de qualquer forma. Considerando a realidade de 1938, até nossos dias, mudou muito, e se o THC era o problema, a genética é capaz de extrair essa molécula antes mesmo de a planta nascer, ou após, em laboratório. Problema resolvido!

Por que não se pode cultivar e industrializar o Cânhamo, no Brasil? A ABICANN e outras organizações e técnicos vieram para discutir esse tema, após mais de 83 anos de proibição absurda e contra a economia brasileira. Atualmente, 85 países já têm regulações ou legislações para trabalhar com a Cannabis/Cânhamo.

Como você pode contribuir com a sua postura e suas opiniões para a conquista destes objetivos?

Creio que estimular um trabalho profissional e técnico, com ética nos comportamentos, nos resultados e focados nas missões que acordamos, são minhas missões nos projetos da ABICANN. A cooperação e retornos positivos pelos resultados serão sempre estimulados, como forma de troca justa para apostas racionais e preparo para um mercado em plena expansão e em abertura no Brasil.

Um sonho:

Termos políticos com coragem para aprovar um Marco Legal da Cannabis, que reveja as relações dos brasileiros com essa planta e reduza misérias. Que seja possível o acesso decente aos medicamentos com seus fitoquímicos; produza ciência, oriente e eduque profissionais, estimule a agroindústria, P&D e que promova cultura, educação e saúde para nosso País e nosso povo.

Uma viagem inesquecível:

Tanto a viagem para Montevidéu, no Uruguai, quanto em Chicago, nos Estados Unidos, percebi que viajar pelas Américas é participar do modo de vida e cultura que nos conecta. Todas são importantes, mas essas duas se destacam, já que renovaram e ampliaram minha visão de mundo sobre alguns pontos.

Um ídolo:

Nelson Mandela. Apesar da dor sofrida por décadas, foi superior, além da própria vaidade, e refez um país. O ódio, dor e sofrimento são irracionais e constroem muros. O conhecimento, a sabedoria, o amor e o perdão constroem pontes.

Um exemplo a ser seguido:

Santos Dumont. Um pioneiro brasileiro, que inspirou a data de lançamento oficial da ABICANN: dia 23 de outubro. Esse é o “Dia do Aviador”, porque foi nesse mesmo dia, em 1906, que o grande inventor brasileiro levantou voo com o 14 Bis. Era o princípio da aviação, o meio mais rápido e arrojado de locomoção em massa, concebido pelo Homem. E a ABICANN é pioneira e trabalha para o desenvolvimento de um Brasil do futuro. Estamos seguindo o sonho de mudar e para melhor.

Seu lugar preferido no mundo:

Lugares quentes. Praia, campo ou cidade, desde que não esteja abaixo de 0°C.

Se pudesse voltar no tempo, o que mudaria em sua vida:

Teria me dedicado mais cedo a estudar e a compreender os benefícios da planta Cannabis, para utilizá-la na saúde de pessoas de minha família, amigos e conhecidos.

Um projeto de vida:

Educação e informação de qualidade geram cidadãos conscientes. Creio que desta forma possa colaborar para redução de misérias, abrir mais diálogos que promovam benefícios aos brasileiros e ao meio ambiente, quando o assunto for Cannabis Medicinal e Cânhamos Industrial.

Um conselho:

Este conselho vem inspirado em Peter Schutz, empreendedor e palestrante alemão que entre 1981 e 1986 presidiu a Porsche: contrate caráter, treine habilidades.

Uma determinação para a ABICANN:

Trabalhar em cooperação com empresas, lideranças, profissionais, técnicos, representantes de organizações sociais e sociedade, em busca de uma legislação moderna e uma agenda de desenvolvimento com a planta Cannabis.