Por Adriana Dias | 22 de julho de 2022
No último dia 19, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) aprovou, em portaria, a recomposição do Grupo de Trabalho sobre a Cannabis Medicinal na Medicina Veterinária. Pioneiro entre os conselhos regionais, o GT tem como objetivo contribuir para estruturar os múltiplos aspectos que compreendem uma nova terapêutica, de modo que os animais sejam beneficiados, por meio de uma prescrição segura e amparada pela legislação.
O Presidente do CRMV-SP designa os médicos veterinários Talita Thomaz Nader, Stelio Pacca Loureiro Luna, Greyce Balthazar Lousana, Helenice de Souza Spinosa, Gustavo de Calasans Marques e Katia Bragagnolo Ferraro Correa (recém-integrada), como membros efetivos do Grupo de Trabalho sobre a Cannabis Medicinal na Medicina Veterinária, em São Paulo. A presidência é exercida pela veterinária Talita Thomaz Nader. Esta Portaria entra em vigor nesta data e revoga a portaria nº 09/2022. Os integrantes do GT têm experiência nas áreas de pesquisa clínica, farmacologia, fitoterapia e medicina canabinoide.
Importante lembrarmos que todas as espécies de animais com crânio e coluna (incluindo os humanos), também têm o Sistema Endocanabinoide nos organismos. Donos de pets e animais de grande porte devem ter à disposição, nos próximos anos, produtos para saúde animal com Cannabis.
Necessidade urgente para a regulação da Cannabis na Veterinária
Ainda sem regulamentação para uso veterinário no Brasil, a Cannabis vem sendo reconhecida mundialmente como uma importante ferramenta terapêutica para o tratamento de diversas doenças em animais.
Diante deste cenário, no qual há tutores que realizam a administração sem orientação médica-veterinária, colocando o animal em risco; e do outro, profissionais capacitados, porém, sem respaldo legal para a prescrição e compra desses produtos, já promovem amplas discussões sobre os aspectos que envolvem a utilização da cannabis medicinal nas práticas veterinárias é urgente.
O Vet Meeting Cannabis Medicinal: Regulamentar para prescrever com segurança foi o tema do I Fórum Fluminense de Debate no Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), no mês passado.
No encontro foi discutido os inúmeros benefícios que as pesquisas vêm mostrando com o uso da terapia dos canabinoides, prescrição segura e amparada pela legislação para os médicos-veterinários e outros temas, relacionados sobre a regulamentação oficial dos canabinoides para animais.
LEIA TAMBÉM: CRMV-SP cria Grupo de Trabalho para analisar a Cannabis Medicinal no uso da Medicina Veterinária
Veterinária: CRMV-RJ reúne 400 profissionais em evento sobre Cannabis Medicinal para uso em animais
(Com informações do Green Science Times)