Por Silvana Baierl | 28 de junho de 2022

No dia 21 de junho, a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN) esteve presente à Audiência Pública na Câmara Municipal de Goiânia, representada por uma Comitiva Técnica e representantes institucionais, abordando o tema: Benefícios e Incentivos Econômicos Sociais ao Cânhamo Industrial no Estado de Goiás.

A ABICANN teve representação presencial e on-line, contando com a participação de técnicos e especialistas em saúde, meio ambiente, agronegócios, indústrias, inovação e outros mercados que apresentam oportunidades ao estado líder econômico do Centro-Oeste. Na ocasião, o evento foi transmitido pelo Canal de vídeos da Câmara Municipal de Goiânia, no Youtube, das 13h30 às 16h00.

Estiveram presentes o farmacêutico Fábio Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Farmacêutico; Thiago Ermano, presidente; Ana Fábia Martins, advogada e diretora jurídica; Talita Ferreira, farmacêutica e especialista em Assuntos Regulatórios.

As apresentações contaram com a participação de Filipe Suzin da Associação Curando Ivo, que brigou na justiça pelo direito de tratar o pai com Cannabis e, agora, ampliar sua luta com a entidade social, com cultivo para uso terapêutico; complementado pelo médico João Carlos Normanha do Instituto de Medicina Orgânica.

E participaram virtualmente e ao vivo o Dr. José Almeida, médico e CEO da Nunature Labs; o Marcos Rabellino, executivo de Negócios; Dra. Kátia Ferraro, médica veterinária e coordenadora do Grupo de Trabalho Veterinário; Prof. Derly J. Henriques da Silva, agrônomo e chefe do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e Vinícius Carrasco Gomes, engenheiro agrônomo e coordenador do Grupo de Trabalho de Cânhamo para uso industrial.

Inovação para a capital de Goiás

A iniciativa contou com a realização e apoio da vereadora Aava Santiago (PSDB-Goiânia-GO), presidente das Comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, na intenção de discutir os benefícios e incentivos ao uso do Cânhamo Industrial para o município de Goiânia/GO.

“Esta Audiência Pública da Câmara Municipal de Goiânia foi valiosa para nossa imagem como organização, com grandes destaques às ações da ABICANN e profissionais que nela atuam, tanto na Diretoria como nas Coordenações e associados especialistas. A partir de agora, temos um conteúdo íntegro sobre Cânhamo Industrial, para exposição pública, considerando campos que permeiam o ambiente científico, empresarial, industrial e intelectual da população local, expondo informações com alto teor técnico. Cânhamo Industrial não é uma temática comum, mas um setor que poderá estimular a economia em todo estado de Goiás, além de colaborar com as questões envolvendo a Cannabis, em termos de saúde pública.”

Thiago Ermano – Presidente da ABICANN

Thiago Ermano falou sobre o cenário que a ABICANN recomenda para gerar bilhões em inovações, capazes de estimular uns 80 anos de riquezas para Goiânia e para quem aposta em tecnologias, pesquisas de produtos de saúde, sustentabilidade, produtividade na agropecuária e para a sustentabilidade ambiental (Foto: @loboelda)

De acordo com o presidente da ABICANN, a entidade tem representação industrial, abordando de maneira séria as questões sobre o cultivo do Cânhamo, matéria-prima que já é utilizada pela Humanidade há mais de 12 mil anos, e que em 1938 passou a ser ilegal. No entanto, se legalizada, poderá gerar negócios da ordem de U$S 30 bilhões por ano à economia brasileira, assim que regulamentado e legalizado.

Goiânia poderia atrair entre 5 e 8 bilhões de dólares, por apresentar um cenário favorável ao desenvolvimento da Cannabis no agronegócio, nas indústrias farmacêuticas, pelas universidades e por centros para criar inovações.

A vereadora Aava Santiago considerou a Audiência Pública de grande valia para todos, com uma apresentação coerente que trouxe esclarecimentos até para quem já domina o tema.

Vereadora Aava Santiago observa a necessidade de maior entendimento sobre as fibras naturais para e economia; e o óleo e sementes por suas qualidades nutricionais e até medicinais, que esta variedade da planta Cannabis sativa pode trazer de benefício à saúde dos cidadãos (Foto: @loboelda)

“Esta é a primeira de muitas audiências, representando o ponto de partida para a realização de outras ações envolvendo novas parcerias. Todo o relato será organizado e compartilhado a todos os interessados em obter mais informaçõavaes sobre o potencial do Cânhamo Industrial. E estamos disponíveis para receber novas contribuições de quem desejar aderir e contribuir com esta pauta.”

Aava Santiago – Vereadora (PSDB) – Goiânia-GO

Na visão do coordenador do GT Farmacêutico da ABICANN, Fábio Costa, a abordagem sobre Cânhamo Industrial envolve a integração de conhecimentos entre diversos setores da sociedade, sob pontos de vistas econômicos, sociais, científicos e regulatórios. “A ABICANN, porém, se desprende em seguir tendências, entendendo que o tema é muito mais abrangente, porque envolve a redução de danos ao meio ambiente, sustentabilidade e necessidade das empresas, o que se sobrepõem às questões ilegais”, destacou.

Fábio Costa é farmacêutico goianiense, profissional técnico que compreende as diversas nuances sobre melhorias regulatórias, boas práticas de fabricação e orientação ao acesso a produtos de saúde com Cannabis, com segurança e eficácia aos cidadãos no País. Entender do que se trata é o primeiro passo. (Foto: @loboelda)

De acordo com a farmacêutica Talita Ferreira, coordenadora de Grupo de Trabalho de Assuntos Regulatórios (Estratégicos) da ABICANN: “O cenário regulatório do Cannabis no Brasil está em constante evolução. Como profissionais da saúde e pesquisadores, temos que compartilhar conhecimentos, a fim de conscientizar a população dos benefícios dessa substância para a saúde.”

Talita Ferreira é especialista na área estratégica de Assuntos Regulatórios e estuda o cenário da Cannabis para uso terapêutico no Brasil. Cosmética, produtos alimentícios e nutricionais e outros usos do CBD, já bem regulado mundialmente, são discussões que devem entrar em pauta, ainda nesse ano (Foto: @loboelda)

Para a diretora jurídica da ABICANN, Ana Fábia Ferraz Martins, o Cânhamo Industrial se encontra num limbo regulatório, fator que dificulta o acesso da população sobre o assunto. Na visão da advogada, “o Brasil é um país com forte potencial em agronegócio, assim como todo o estado de Goiás, porém, acaba sendo penalizado em razão das restrições ao cultivo da planta”.

Dra. Ana Fábia Martins é advogada e conhece muito sobre o poder do Cânhamo para uso industrial no setor têxtil, que produz a moda global. A ABICANN estima-se que seja possível se produzir mais de 5 mil tipos de produtos com as flores, fibras, sementes e óleos dessa variedade de Cannabis (não psicoativa). (Foto: @loboelda)

O cenário deve evoluir positivamente nos próximos anos aqui no Brasil, de acordo com opiniões ouvidas durante essa Audiência Pública.

Quem não conseguiu assistir no dia, pode acessar o conteúdo disponível para assistir e conhecer mais sobre Cânhamo: https://www.youtube.com/watch?v=oykBU3W07iohttps://www.youtube.com/c/tvcamaragyn

(Com a colaboração de Vitória Santos)