Nome completo: Ana Fábia Ribas de Oliveira Ferraz Martins

Nome profissional: Ana Fábia Ferraz Martins

Área de atuação na ABICANN: Diretoria Jurídica

Formada pela UFPR-Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Direito e Negócios Internacionais e em Processo Civil.  Atuações com ênfase em Direito Civil, Direito de Família e Direito Internacional. Apaixonada por novas áreas como Direito da Moda e Sustentabilidade. Iniciou pesquisas sobre o cânhamo industrial e as diversas aplicações do material na indústria da Moda.

Por que assumiu este cargo na Abicann?

Sendo uma apaixonada por moda, porém  contra o consumo enlouquecido, fomentado pelo fast fashion e com os altos níveis de comprometimento dos recursos naturais de indústria da moda, passei a pesquisar o cânhamo têxtil. Foi assim que a ABICANN surgiu em minha vida. Portanto, aceitei o desafio de trabalhar com a equipe para avançarmos nesse antigo debate com a sociedade, com o empresariado, com o meio político e com os players que podem fazer a diferença, diante da regulamentação do vastíssimo e complexo mercado da cannabis, no País.

Qual sua opinião sobre a necessidade de legalização da Cannabis Medicinal e o Cânhamo Industrial, no Brasil, com liberação de plantio no mercado interno?

Estamos atrasados. Perdendo espaço em um mercado que poderíamos facilmente dominar, considerando a área enorme para plantio que nosso País poderia dedicar ao cultivo. Por outro lado, por ser uma planta da qual também é possível extrair uma substância ainda proibida,  o THC, penso que o grande desafio das autoridades, em caso de legalização, residiria em criar meios de controle eficazes da produção, assegurando que seja destinada para as finalidades corretas, e não para o mercado negro do tráfico.

Como você pode contribuir com a sua postura e suas opiniões para a conquista destes objetivos?

Sou colunista do Jornal Paranaense Indústria e Comércio, onde escrevo sobre Moda, Direito e Sustentabilidade. Em alguns escritos, falei sobre o cânhamo, e percebi que as pessoas não sabem do que se trata. Porém, por meio de minhas redes sociais, de lives e entrevistas, percebo que é possível mudar a percepção das pessoas sobre o tema. Basta enviar a informação correta. Como disse o grande Alexandre Garcia: “Não sou um influenciador, sou um informador”.

Um sonho: acabar com a mais grave e silenciosa infestação do planeta – o plástico.

Uma viagem inesquecível: foram muitas. Mas o Mont Saint Michel, na França, e a África do Sul moram no meu coração.

Um ídolo: Yvon Chuinard, da Patagônia.

Um exemplo a ser seguido: minha mãe, dona Joana.

Seu lugar preferido no mundo: minha casa.

Se pudesse voltar no tempo, o que mudaria em sua vida: teria mais foco. Sempre gostei de muitas coisas ao mesmo tempo. Mas só temos uma vida, impossível realizar todas.

Um projeto de vida: chegar aos 100 anos fazendo o que gosto e com saúde.

Um conselho: tenha fé, não tenha medo. O medo é a antítese da fé. Que a tua fé seja sempre maior do que teu medo. Tenha fé sobretudo em Deus, nos teus projetos, em você.

Uma determinação para a ABICANN: trabalharmos juntos para a mudança de legislação, mudança de mentalidades e do ambiente.