Por Adriana Dias | 27 de novembro de 2024
Objetivo: Discutir, atualizar e ampliar o conhecimento sobre os marcos regulatórios, a produção, os estigmas, o uso medicinal e industrial, as inovações e as potencialidades da Cannabis sativa spp.. Dia 6 será aberto ao público e gratuito.
Período de Realização: 05/12/2024 a 06/12/2024
Período de Inscrição: 21/10/2024 08:00 a 04/12/2024 12:00
Local: UEL – Universidade Estadual de Londrina (Paraná), Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA)
Ingressos: https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=9886
Release Geral: Com o objetivo de discutir, atualizar e ampliar o conhecimento sobre os marcos regulatórios, a produção, a desmistificação, os estigmas, o uso medicinal e industrial, as inovações e as potencialidades da Cannabis, o I Simpósio de Cannabis e III Fórum Paranaense de Cannabis, agora, em sua terceira edição é voltado para docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação, representantes da indústria e de associações, profissionais das diferentes áreas do conhecimento e comunidade em geral interessada na temática.
O evento está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL, Práxis Itinerante, juntamente com a ABICANN – Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis – e associações relacionadas com a temática (Cura em Flor e Semear).
O simpósio e o fórum paranaense da Cannabis ocorrerá nos dias 05 e 6 de dezembro de 2024 das 08:00 às 18:00, no Anfiteatro do CESA – Auditório Professor Genésio Ferreira Cruz, na UEL, em Londrina (PR).
Período de Inscrição e valores: Inscrição poderão ser realizadas do dia 21/10/2024 até 29/11/2024 às 23:59. Investimento de 20,00 para a Graduação, 40,00 para a Pós-graduação e 60,00 para a comunidade externa e demais profissionais, pelo link: CLIQUE AQUI
Obs: Para participar do Fórum não devem ser feitas inscrições, o evento do dia 06/12 é gratuito.
A programação assim como informações dos participates estão presente no instagram @simposiodecannabis
ABICANN NA UNIVERSIDADE
Desde de 2022, a ABICANN colabora com o Corpo Docente da Universidade Estadual de Londrina, por meio de conteúdo e eventos produzidos por pesquisadores, cientistas, técnicos, profissionais da saúde, agronomia, veterinária e cultivadores de Cânhamo Industrial e fornecedores de Cannabis Medicinal, no Brasil e em diversos países das Américas.
Com o objetivo de discutir e implementar políticas de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com Cannabis, e realizar a defesa de uma bioeconomia nacional, a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis atua desde 2017 na defesa pública pela economia, política e acesso social do óleo com canabinóides. Já são mais de 670 mil pacientes que utilizam a Cannabis na forma terapêutica e medicinal, de acordo com a consultoria Kaya Mind. E, parte desses pacientes recebem apoio de empresas e técnicos associados com a ABICANN.
🕑 DIA 5 (QUINTA) | 8h30min – Mesa de Abertura com autoridades convidadas
Destacamos as participações do pesquisador interdisciplinar Thiago Ermano Jorge, Diretor-Presidente da ABICANN e investidor de impacto à frente do CTICANN – Centro de Tecnologia e Inovação da Cannabis, onde explora as fronteiras do conhecimento científico e biotecnológico com a Cannabis spp..
Em parceria com universidades públicas e privadas, é mentor de Cientistas e Empreendedores na criação e aceleração de soluções tecnológicas com potencial global, especialmente em projetos de (P&D) com Cannabis sativa e Cânhamo Industrial.
Ermano é um catalisador de Startups Deep Techs, empresas desenvolvedoras de tecnologias de ponta com base em descobertas científicas e avanços de engenharia de impacto no mundo.
Na liderança de estratégias políticas pela Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis, o pesquisador trabalha na interseção entre academia, indústria e políticas públicas, sempre buscando soluções sustentáveis que promovam avanços na economia, saúde e meio ambiente.
Ermano é reconhecido por sua contribuição na expansão do movimento Cultura Empreendedora, iniciado há mais de 15 anos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC-SP, impactando mais de 5 milhões de empreendedores em países de língua portuguesa e espanhola. O especialista estará na Mesa de Abertura com autoridades, na quinta-feira (5).
🕑 DIA 5 (QUINTA) | 13h45min – Mesa Redonda 02: Cannabis e suas inovações aplicadas à saúde
O pesquisador e Farmacêutico Industrial Fábio Costa Júnior é membro do Conselho Técnico-Científico da ABICANN e Diretor de Pesquisa Clínica do IBCPA. Formado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é sócio da consultoria Canbè One, atuando nas áreas de ciências farmacêuticas e bioeconomia regenerativa. Líder-orientador do Coletivo Farmacêutico Transformador e colaborador do grupo de estudos farmacêuticos em Cannabis e psicodélicos, assumiu recentemente a posição de Diretor Farmacêutico do CTICANN. Fábio participará da Mesa Redonda 02: Cannabis e suas inovações aplicadas à saúde.
🕑 DIA 5 (QUINTA) | 15h40 – Mesa Redonda 03: Cannabis e Cânhamo: avanços e desafios nos marcos regulatórios
A advogada Ana Fábia Ferraz Martins, Relações internacionais da ABICANN e Presidente do Conselho Consular e conselheira dos franceses no Brasil. Pesquisadora das fibras naturais do Cânhamo para utilização na indústria têxtil e em diversos setores, atua ainda no terceiro setor como Diretora Jurídica do IBCPA – Instituto Brasileiro de Ciências Psicoativas e investidora em P&D com Cannabis pelo CTICANN. Ana Fábia participará às 15h40 da Mesa Redonda 03: Cannabis e Cânhamo: avanços e desafios nos marcos regulatórios.
—
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA | DIA 5 DE DEZEMBRO (QUINTA-FEIRA)
Programação da Manhã
8h – Recepção e credenciamento
8h30min – Mesa de Abertura com as seguintes autoridades convidadas: Reitoria UEL, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação – Escritório de Apoio à Pesquisa (PROPPG-EAPq), Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN), Associação Cura em Flor (Apucarana) e Semear – Associação de Terapia e Harmonia Canábica (Maringá)
9h – Palestra 01: Cannabis X Cânhamo: conceitos, genéticas, produção e aplicações
10h – 10h30min – Pausa para o café
10h30min – Mesa Redonda 01: Entre o preconceito, os estigmas e as aplicações
Programação da Tarde
13h45min – Mesa Redonda 02: Cannabis e suas inovações aplicadas à saúde
15h15 – 15h40min – Pausa para o café
15h40 – Mesa Redonda 03: Cannabis e Cânhamo: avanços e desafios nos marcos regulatórios
17h – Palestra 02: Cannabis e Saúde Pública
PROGRAMAÇÃO – DIA 06 DE DEZEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Programação da Manhã
– 8h: Recepção e credenciamento por eixo temático
– 8h30: Mesa de Abertura com Vereador Mestre Madureira, **Vereador Thiago Cordeiro; Assessora Isabela Perotti; Sidney da Silva – Chiquinho (Vereador de Mandaguari) e Luiz Carlos (Piti) Hauer – Advogado, Presidente da Comissão de Política sobre Drogas OAB-PR desde 2017, especialista em Dependência Química e Políticas Públicas e Direitos Sociais
10h20 – Grupos temáticos:
Eixo 1: Produção e usos industriais
Eixo 2: Direito, Associações e Políticas Públicas
Eixo 3: Medicina Endocanabinóide e usos terapêuticos
Eixo 4: Negócios emergentes e inovação
Programação da Tarde
– 14h: Apresentação das discussões temáticas
– 15h30: Plenária e leitura das propostas
– 17h: Encerramento com leitura do documento final
Fonte: Pós-graduação em Sociologia (UEL) e Comunicação ABICANN